e-gov

O site da Cetic (Centro de Estudos da TICs) tem muita informação sobre o uso de internet no Brasil.

Interessante também é essa pesquisa sobre a utilização de e-gov (internet para facilitar serviços públicos) no Brasil.  Um dos achados é que serviços de e-gov são utilizados mais por quem tem maior escolaridade. Deriva logicamente daí que,  para aumentar a utilização de serviços e-gov teríamos que aumentar a escolaridade.

Será isso mesmo? Já que renda e acesso à internet também estão correlacionados à escolaridade, pode ser que o problema seja em um desses dois.

Será que o acesso à internet representa alguma barreira à utilização de e-gov pela população? A minha percepção é que o problema de acesso está quase superado, salvo em regiões muito rurais e pequenos vilarejos. Toda cidadezinha tem uma lan house. Agora, isso é suficiente para que o internauta esteja pronto à utilizar a internet para usufruir serviços públicos?

Talvez não, já que o uso da internet também é algo em que as pessoas devem ser alfabetizadas. Não adianta somente o acesso, mas também que a pessoa esteja familiarizada com tal. E aí, ter um computador com acesso à internet em casa faz uma grande diferença.

Uma resposta para e-gov

  1. lessa disse:

    Haver lan-houses no interior não resolve o problema. Normalmente é um ambiente atrativo para jovens, mas pessoas mais velhas sequer cogitam entrar. Tem, igualmente, o problema do analfabetismo virtual – que você apontou – mas que tem uma relação íntima com a idade das pessoas. Quem não aprendeu antes dos 50 anos tem muita dificuldade de aprender. Meu chefe, o sr. Charles, de 79 anos, jamais utilizará diretamente qualquer serviço de e-gov, e não por ser pouco instruído, mas por ser de outra geração. O acesso pode ser fácil hoje em dia, mas isso significa pouco. Acesso por acesso não é nada.

    Bom texto. Abração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: