A gestão do conhecimento em sua empresa

Fragmentos do artigo da revista HSM (exige que você se cadastre)

“Digo que ao partilharmos a máxima “conhecimento é poder” podamos e, conseqüentemente, limitamos as vantagens competitivas que poderiam advir ao restringir o seu compartilhamento. Esta é a primeira e mais importante barreira cultural que as organizações devem quebrar, o que não é fácil. Uma das formas de sobrepor esta barreira é a introdução de ferramentas e técnicas voltadas à aprendizagem, que ajudam a criar uma cultura favorável e comportamentos voltados ao compartilhamento de conhecimento, e esses comportamentos e cultura demandarão novas ferramentas de aprendizagem, criando assim um círculo virtuoso.

Na prática, a gestão do conhecimento materializa-se nas organizações através da introdução de processos e práticas (alguns bem conhecidos e outros nem tanto) como benchmarking, portais corporativos, e-learning, job rotation, gestão de competências, melhores práticas, gestão de idéias, comunidades de prática, coaching e mentoring, entre muitas outras. As empresas que praticam a gestão do conhecimento ganham em rapidez, inovação, redução de custos, aumento da produtividade e melhora do clima organizacional.

“Como uma organização pode efetivamente transferir o conhecimento? A melhor resposta é: contratar pessoas perspicazes e deixar que elas conversem entre si. Infelizmente, a segunda parte deste conselho é a mais difícil. Quase sempre as organizações contratam pessoas brilhantes e as sobrecarregam de tarefas que lhes deixam pouco tempo para pensar, e nenhum para conversar”.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: