Orkut, msn, internet… uma praga em sua empresa?

Eis um problema de maximização para o dono de uma empresa: supondo que o custo de bloquear o acesso a sites como o orkut e serviços como o msn seja zero, ele deve bloquear ou permitir?

Se bloquear, pode evitar que funcionários “desperdicem” seu tempo em questões pequenas, nesses sites, ao invés de trabalhar.

Se permitir, esses instrumentos de TI podem ser usados para comunicar com fornecedores, clientes, obter informações relativas ao trabalho, insights para inovação, etc…

Segundo a AcellorMittal Belgo, deve-se bloquear:

“Entendemos que muitos empregados usam MSN e Orkut para tratar de assuntos pessoais. Isso não interessa à empresa. Pelo nosso tipo de produto e atuação em um mercado tradicional, não acreditamos que a inovação venha a partir dessa interação” (Gerente de tecnologia da ArcellorMittal)

Para a DM Produções, não:

“os funcionários conversam internamente, com clientes, fornecedores e com os produtores das bandas que participam does eventos Não há nenhum acesso proibido. Fazemos um trabalho de conscientização para que sejam usadas em favor da empresa… A internet facilita a comunicação. Recebemos imagens, uma música nova de uma banda” (Diretor de Marketing da DM)

Para a Prof. Maria Lúcia Goulart da Fundação Dom Cabral:

“poderiam ser criadas comunidades virtuais para uma escrita coletiva sobre os assuntos de interesse da organização. Em outras palavras, ela defende uma produção baseada na colaboração, ou seja, que ações e serviços possam ser feitas em conjunto, por diferentes profissionais.”

A matéria completa sobre esse assunto veio no caderno “emprego“, do Estado de Minas do dia 18 de Novembro.

A minha resposta para a pergunta lançada inicialmente é que depende.

Em termos gerais, acredito que o dono da empresa deverá permitir o acesso irrestrito ao orkut, msn, etc, se:

  1. A empresas tiver no conhecimento o seu maior patrimônio (consultorias, jornais, empresas de base tecnológica, etc).
  2. A empresa adotar um modelo de relacionamento por resultado com seus funcionários. Estes devem estar ciente de que obterão ganhos diretamente relacionados ao seu desempenho (ou da empresa).
  3. Finalmente, depende também do tipo de funcionários existentes na empresa e sua maturidade profissional e em termos de tecnologia de informação. O crime, lembre-se, nunca é da faca!!!

No Instituto Inovação, o uso desses instrumentos é livre e a comunicação entre os membros da equipe utiliza o msn sempre que necessário. Existem documentos compartilhados no google docs que são construidos coletivamente. Tudo funciona perfeitamente bem. Reflexo, sem dúvida, do tipo de empresa, de relacionamento empresa x funcionários e das pessoas que trabalham lá dentro!

5 respostas para Orkut, msn, internet… uma praga em sua empresa?

  1. Talita disse:

    O seu aconselhamento sobre permissão ou não do acesso livre parece bem sensato: quem trabalha na universidade, por exemplo, tem acesso irrestrito a esses sites (pelo menos na UFMG), ao passo que no Estado (na SPF da Saúde, onde trabalho) são bloqueados (o orkut ainda dá, entrando por outro endereço, mas o msn…)

  2. renatoorozco disse:

    Olá Talita!

    Que pena que o seu msn não funciona no trabalho. Poderíamos bater pap… digo, trocar informações relevantes para o aperfeiçoamento de nossas respectivas funções laborais! rs rs rs

    Um abraço,

  3. kk irmã de peluu do restart amoral é msm vii naum é mentira minha naum :) disse:

    oi quem q conhecer o pelu meu irmão?diz ae geinte ele vai estar no recife eim olindaaa .. e te espera no xoping guararapis e punto final se vc acreditar vá se no for vai perder a oprotunidade ele tá aq do meu ládo gente vai lá ate eu ou tbm pra vc mim vereim !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: