Externalidade de Rede

Uma das preocupações de quem cria um produto inovador é se ele vai “vingar” ou não, o que está diretamente ligado ao cálculo que o consumidor faz da utilidade do produto vs. seu custo.

Alguns produtos, porém, possuem externalidade de rede, ou seja, a utilidade do produto aumenta de acordo com o número de usuários / consumidores.

Quando eu era menino, gostava de colecionar figurinhas, mas não tinha graça colecionar algo se não houvesse outro menino para trocar figurinhas e jogar tapão!!!

Outro exemplo clássico é o padrão de fita VHS e Betamax. Embora o segundo seja melhor, foi o primeiro que conquistou todos os lares do planeta antes de inventarem o DVD!

Na economia, esse tipo de assunto é estudado por um ramo chamado evolutionary economics, que lida principalmente com modelos do tipo path dependency.

Mas isso é assunto para outro post.

O que importa mesmo é vocês lerem esse excelente artigo!

2 respostas para Externalidade de Rede

  1. […] opinião é que sim, caso estejamos falando de um software que gere externalidades de rede. Se não tiver externalidade de rede, acho que sempre existirá um outro software, com código […]

  2. […] Ambos não deixam de ser inovação, na concorridíssima e milionária indústria de online dating, mas a utilidade (e sucesso) do produto está diretamente relacionado ao número de usuários. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: